
Na sessão da Câmara Municipal de Itabirito desta segunda-feira (17), o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) utilizou a tribuna para defender projetos de sua autoria, rebater críticas e fazer duras declarações sobre a gestão do ex-prefeito Alex Salvador. A reunião contou com a presença de taxistas, já que um dos projetos novos, o Projeto de Lei nº 96/2024, visa alterar a Lei Municipal de nº 3199, de 13 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a
regulamentação do serviço de transporte individual por táxi em Itabirito.
Pastor Anderson se solidarizou com o vereador Fabinho Fonseca por comentários feitos por outro vereador, que o acusou de “debandar para o lado de lá”. Anderson questionou se tais declarações representam uma “quebra de decoro” e destacou que, apesar de divergências ideológicas, sempre respeitou Fabinho, que foi eleito pelo povo.
O vereador também mencionou um projeto de lei de sua autoria que visa criar um espaço reservado para sacerdotes em cemitérios e hospitais, permitindo que realizem orações e visitas. Anderson destacou que a ideia surgiu após um pedido do padre Miguel, sacerdote da igreja católica em Itabirito. Ele ainda anunciou outro projeto, que propõe a realização de uma sessão solene para comemorar o aniversário de 316 anos do município. O vereador ressaltou que ninguém havia pensado nessa iniciativa antes e que, no próximo ano, a Câmara realizará uma homenagem a personalidades históricas da cidade.
Pastor Anderson também abordou o Projeto de Lei nº 96/2025, que visa alterar a Lei 3199/2017, relacionada aos taxistas de Itabirito. Ele criticou a gestão do ex-prefeito Alex Salvador, responsável pela sanção da lei em 2017, e afirmou que a atual legislatura está trabalhando para corrigir os erros do passado. Anderson destacou que a lei atual não atende às necessidades dos taxistas, especialmente com o avanço dos veículos elétricos, e que a Câmara está empenhada em resolver o problema.
O vereador não poupou críticas a Alex Salvador e a Anísio Bueno, ex-diretor municipal que tentou se eleger vereador sem sucesso. Anderson afirmou que a gestão de Alex Salvador deixou “presepadas” que precisam ser corrigidas e que a atual legislatura não vai “virar as costas” para os taxistas.
Pastor Anderson elogiou a gestão do ex-prefeito Orlando Caldeira e destacou que as pesquisas apontam uma boa avaliação do governo. Ele também mencionou o atual prefeito Dr. Elio da Mata, afirmando que a gestão está trazendo melhorias para o município, especialmente no Hospital São Vicente de Paula, onde finalmente haverá o centro de hemodiálise da cidade.
O vereador ainda rebateu críticas feitas pela oposição, afirmando que, quando falta argumento, “sobra ataque”. Ele criticou o vereador que, segundo ele, usa a tribuna para fazer demagogia e atacar colegas sem base em fatos. Pastor Anderson também mencionou a situação do cemitério municipal, afirmando que a gestão passada melhorou bastante o local, ao contrário do que ocorria anos atrás, quando outro grupo político liderava a cidade. “vou trazer um vídeo para o Itabirito ver como era a situação do cemitério antigamente. Os corpos ficavam boiando. Aí chega uma gestão para fazer um trabalho sério e é ridicularizada”, afirmou.
Pastor Anderson destacou que não tem medo de críticas e que está na política para defender o que acredita ser certo. O vereador também mandou um abraço aos eleitores que o acompanham e criticou perfis fakes que fazem ataques em redes sociais. “Toma um Lexotan para dormir bem esta noite. Um grande abraço a todos“, finalizou.