
Atualmente, mais de 120 guardas municipais estão em processo de treinamento para integrarem a Guarda Civil Municipal de Itabirito. O curso de capacitação conta com a participação do Cabo Meireles, que ministra parte das instruções. O treinamento tem se destacado como exemplo para outros municípios, garantindo que os futuros agentes estejam devidamente preparados para os desafios da profissão.
Recentemente, o vereador Pastor Anderson apresentou um requerimento para que a Guarda Civil Municipal de Itabirito tenha a nomenclatura alterada para Polícia Municipal. A proposta visa reconhecer as atribuições da corporação, por sua atuação em patrulhamento urbano, intervenções diretas em crimes e prisões em flagrante, sempre dentro dos limites legais estabelecidos pela Constituição Federal.
A medida tem como base o Recurso Extraordinário nº 608588, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a possibilidade de ampliação das funções da Guarda Municipal. O requerimento também destaca que a nova Polícia Municipal estaria sujeita ao controle externo do Ministério Público, conforme prevê o artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal.
O Sou Notícia foi às ruas para ouvir a opinião da população sobre a possível mudança na nomenclatura e suas implicações. O Cabo Meireles também comentou sobre o treinamento dos novos guardas municipais.
Cabo Meireles comenta sobre o curso de capacitação dos novos guardas municipais
Jornal Sou Notícia