
A população de Itabirito precisa estar atenta a um golpe que estelionatários estão aplicando na região. Criminosos estão se aproveitando de informações divulgadas na imprensa sobre a prisão de um traficante, ocorrida na última sexta-feira (21), para contatar comerciantes e a população em geral, solicitando dinheiro sob falsas alegações. Usando plataformas como Google e Google Maps, eles localizam empresas e entram em contato pedindo repasses financeiros, criando histórias falsas e até fazendo ameaças.
Em caso de qualquer tentativa desse tipo, a orientação é clara: não efetuar nenhum pagamento e denunciar imediatamente. Os moradores podem entrar em contato com a Sala de Operações pelos telefones (31) 3561-3020 ou (31) 3561-4120, ou ligar diretamente para o 190.
O golpe teve início após a prisão de um traficante na sexta-feira, na Rua Domingos Michel, no bairro Praia, em Itabirito. A ação policial ocorreu na “Favelinha do bairro Praia” e resultou na captura de um homem de 23 anos, apontado como chefe do tráfico local. Durante a abordagem, foram apreendidos 52 pinos de cocaína; 12 pedras de crack; 2 buchas de maconha; 1 pistola calibre .380, com 3 carregadores e 29 munições; 1 revólver calibre .38, com 6 munições; 1 faca artesanal; 1 balança de precisão; R$ 2.729,00 em dinheiro; e 1 aparelho celular Samsung.
A operação ganhou ampla repercussão na imprensa, sendo destaque na Band Minas e no Estado de Minas. No entanto, com a divulgação do caso, criminosos passaram a usar a informação como pretexto para aplicar golpes em moradores e empresários.
O Capitão Antônio, comandante da PM em Itabirito, fez um alerta importante: “As pessoas precisam tomar cuidado. Alguns estelionatários estão ligando para contatos próximos ao local da ocorrência, solicitando dinheiro e fazendo ameaças. A população precisa estar em alerta, pois essas ameaças são golpes”, afirmou.
Ele reforçou ainda que os moradores podem procurar a Polícia Militar no bairro Bela Vista, na Rua Júlio César de Tolêdo, 17, que funciona 24 horas. “Temos uma equipe de inteligência que trabalha dia e noite para garantir a segurança da população. A Polícia Militar e a Polícia Civil já iniciaram investigações para identificar os golpistas. Queremos tranquilizar os moradores e orientá-los”, concluiu o comandante.
A orientação é clara: se receber uma ligação suspeita, não passe informações pessoais, não transfira dinheiro e denuncie imediatamente às autoridades.