Viadutos Vila Rica, em Ouro Preto, e Mutuca, em Nova Lima, passam por manutenção na BR-040

A EPR Via Mineira deu início a um amplo programa de manutenção e conservação de 68 obras-de-arte especiais, incluindo pontes, viadutos e passarelas, ao longo da BR-040, no trecho concedido entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. As intervenções, que se estenderão até junho de 2025, têm como objetivo aprimorar a segurança viária e garantir a preservação dessas estruturas fundamentais para a mobilidade em Minas Gerais.
Os trabalhos já começaram no Viaduto Vila Rica, localizado no km 592, em Ouro Preto. Com 400 metros de extensão, sendo um viaduto por sentido, essas imponentes estruturas estão entre as maiores da rodovia, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários. Na sequência, as equipes darão início à manutenção da passarela no distrito de Correia de Almeida, no km 720, em Barbacena, além de outros dispositivos que receberão melhorias simultaneamente.
Na continuidade do cronograma, os viadutos do Mutuca, localizados no km 545, em Nova Lima, também passarão por manutenção. Com 496 metros de extensão e um viaduto para cada sentido da via, essas estruturas desempenham um papel essencial na fluidez do tráfego, superando as elevações e depressões do Vale do Mutuca, que chegam a 70 metros de altura. Além disso, os viadutos cruzam um acesso a uma mina, tornando sua preservação ainda mais crucial para a segurança viária.
Segundo o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, essas manutenções preventivas são essenciais para a longevidade da rodovia e a segurança dos usuários. “Pontes, viadutos e passarelas são conhecidos na engenharia como obras-de-arte especiais, pois transpassam obstáculos como avenidas, vales e rios. São fundamentais para a malha viária, e os serviços planejados garantirão sua funcionalidade e durabilidade, prevenindo desgastes que possam comprometer sua estrutura ao longo dos anos”, explicou.
Nos viadutos Vila Rica, os serviços incluem a recuperação e reforço dos elementos de segurança, como guarda-corpos, barreiras de proteção e dispositivos de drenagem. Além disso, serão realizados reparos nas juntas de dilatação, manutenção dos aparelhos de apoio e revitalização da pintura.
Para garantir a segurança durante as intervenções, haverá reforço na sinalização de obras, incluindo placas refletivas, cones e balizadores. Em trechos de pista simples, poderá ocorrer operação “pare e siga”, enquanto em segmentos com duas faixas por sentido, o tráfego será desviado para uma das faixas, sempre com aviso prévio aos motoristas.