Golpistas usam informações de operação policial para enganar moradores: Polícia Militar alerta população

A Polícia Militar de emitiu um alerta importante à população após registrar tentativas de golpe por telefone, em que criminosos utilizam informações reais de operações policiais para enganar e ameaçar moradores e comerciantes.
Recentemente, em Itabirito, após a prisão de um traficante no dia 21 de março, várias pessoas sofreram tentativa de golpe.
Com a ampla divulgação do caso na mídia, a ocorrência acabou sendo explorada por estelionatários, que começaram a telefonar para moradores e comerciantes da região, usando detalhes do caso para tornar o golpe mais convincente. Os criminosos, em sua maioria presidiários, utilizam informações públicas e ferramentas como Google e Google Maps para localizar empresas e tentar extorquir dinheiro.
A tática usada é criar histórias falsas e ameaçadoras, exigindo transferências bancárias.
O Capitão Antônio, comandante da PM de Itabirito, fez um alerta direto à população:
“As pessoas precisam tomar cuidado. Alguns estelionatários estão ligando para contatos próximos ao local da ocorrência, solicitando dinheiro e fazendo ameaças. A população precisa estar em alerta, pois essas ameaças são golpes.”
Ele reforçou que ninguém deve efetuar pagamentos, repassar informações pessoais ou ceder a ameaças. “Temos uma equipe de inteligência que trabalha dia e noite para garantir a segurança da população. A Polícia Militar e a Polícia Civil já iniciaram investigações para identificar os golpistas”, destacou o comandante.
A orientação oficial é: recebeu ligação suspeita? Desligue imediatamente.
Em seguida, entre em contato com as autoridades:
Sala de Operações da PM: (31) 3561-3020 ou (31) 3561-4120
Emergência: 190
Atendimento presencial: Rua Júlio César de Tolêdo, 17 – Bairro Bela Vista (24h)