Prefeitura de Ouro Preto entrega 5 novas moradias no programa “Um Teto é Tudo”

A Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega de mais cinco unidades habitacionais pelo programa “Um Teto é Tudo”, em cerimônia realizada no bairro Vila Alegre, no distrito de Cachoeira do Campo. O evento aconteceu na tarde da última segunda-feira (05) e foi marcado por emoção, celebração e esperança renovada para as famílias beneficiadas.
Com essas novas entregas, o programa já soma 22 moradias finalizadas no bairro desde que foi retomado em 2022. Ao todo, estão previstas 80 unidades habitacionais em todo o município, destinadas a famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos em editais públicos voltados à política habitacional da cidade.
Presente na solenidade, o prefeito Angelo Oswaldo reafirmou o compromisso da administração municipal com a habitação digna. “Temos o compromisso de trazer mais casas, boas e de qualidade. O morador, posteriormente, pode ampliar e adaptar à sua maneira. É um projeto básico de uma casa em que qualquer pessoa gostaria de morar”, destacou.
Para os novos moradores, o momento representa a realização de um sonho. “Estou muito feliz, foram muitos anos esperando, e, finalmente, chegou o meu momento”, comemorou Rozicléia dos Anjos. Já Jennifer Aylen reforçou o sentimento coletivo de vitória: “Representa tudo para mim. É uma conquista nossa, depois de tanto tempo esperando, agora vemos o resultado de toda a luta”.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, também participou da cerimônia e enfatizou o papel do diálogo na construção de políticas públicas eficazes. “A gente vem aprendendo, ao longo do processo, o quanto o diálogo é necessário. Qualquer política pública precisa desse diálogo constante e da integração de todos para que o resultado seja realmente satisfatório para a população”, afirmou.
Durante a cerimônia, os beneficiários assinaram o Termo de Alienação, documento que formaliza a posse das novas moradias. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Regina Braga, o presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, autoridades locais e moradores da comunidade.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o programa “Um Teto é Tudo” é um dos pilares da política habitacional de Ouro Preto. Criado em 2007, durante a gestão do prefeito Angelo Oswaldo em parceria com o Governo Federal, o projeto visa ampliar o acesso à moradia digna para a população ouro-pretana.
Desde sua criação, o programa já entregou 130 unidades habitacionais nos primeiros anos e segue, gradualmente, ofertando novas casas a famílias em situação de vulnerabilidade, com foco na melhoria da qualidade de vida e na promoção da cidadania.