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Vereador Anderson se posiciona contra implantação de pedágio na BR-356 durante audiência pública em Itabirito

Em meio ao aumento alarmante de acidentes na BR-356 e à previsão de duplicação da via, o vereador Anderson do Sou Notícia (PL) declarou, durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Itabirito nesta quarta-feira (21), ser terminantemente contra a implantação de pedágios ao longo da rodovia.

A reunião foi promovida pela Comissão de Indústria, Comércio e Mineração da Casa Legislativa, composta pelos vereadores Renê Butekus (presidente), Léo do Social (vice-presidente) e Anderson (relator). O encontro reuniu autoridades locais e representantes de órgãos públicos, incluindo o superintendente do DNIT-MG, Sérgio de Oliveira Costa Garcia, o promotor de justiça Vinícius Alcântara Galvão, além do ex-prefeito de Mariana e ex-deputado Duarte Júnior.

Durante sua fala, Pastor Anderson reafirmou a importância da BR-356 para a região, destacando o intenso fluxo de veículos, o risco constante de acidentes e a precariedade da sinalização. Segundo dados apresentados, mais de 3.600 acidentes foram registrados na rodovia entre 2020 e fevereiro de 2025, com 73 mortes confirmadas. Itabirito e Ouro Preto estão entre os trechos mais críticos da estrada.

Apesar de reconhecer a necessidade urgente de duplicação e melhorias, o vereador foi enfático ao rejeitar a instalação de pedágios como condição para tais obras. “Não iremos aceitar de forma nenhuma”, afirmou, dirigindo-se aos presentes e ao público que acompanhava a transmissão oficial da audiência. “Nós, enquanto povo e políticos, precisamos nos posicionar. Primeiro, a duplicação; depois, se discute pedágio. Mas não vamos aceitar que a população pague por algo que ainda nem foi entregue.”

O projeto de concessão da BR-356, intitulado “Via Liberdade”, prevê a instalação de quatro pedágios nas cidades de Itabirito, Ouro Preto, Acaiaca e Ponte Nova. A licitação está prevista para julho deste ano, e o modelo adotado será o free flow — sistema sem cancelas, com pagamento digital até 30 dias após a passagem.

A cobrança, conforme o edital do Governo de Minas, só terá início após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato, ou seja, a partir do segundo ano de concessão. A proposta tem gerado críticas por parte de lideranças locais, que temem que a população seja penalizada com tarifas sem que as obras estejam plenamente concluídas.

Pastor Anderson também criticou a ausência de representantes do Ministério da Infraestrutura na audiência e reforçou a cobrança por ações concretas: “Tem dinheiro para tanta coisa, até para estádio de futebol e eventos internacionais. Mas para salvar vidas na BR-356, fica a promessa. Nós vamos lutar com todas as forças para mudar essa realidade.”

Ao final da audiência, ficou que a duplicação da BR-356 é urgente e inegociável, mas a cobrança de pedágio antes da completa execução das obras será amplamente contestada. “Segurança na nossa via tem que ser prioridade. E isso não se negocia”, concluiu o vereador Anderson.

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