Vila Galé inaugura resort de luxo em Cachoeira do Campo, o primeiro de bandeira internacional em Minas em 30 anos

Será inaugurado neste sábado (24), em Ouro Preto, o Vila Galé Collection Ouro Preto, primeiro resort de bandeira internacional a se instalar em Minas Gerais nas últimas três décadas. Localizado no distrito de Cachoeira do Campo, o empreendimento é fruto de um investimento de R$ 120 milhões e marca uma nova fase no turismo da cidade histórica, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.
O resort conta com 311 quartos e estrutura completa de lazer e eventos, com destaque para a restauração de um prédio histórico, construção de novos setores e adequação de espaços. O empreendimento gerou mais de 150 empregos diretos e cerca de 600 empregos indiretos na região, movimentando a economia local. A Prefeitura de Ouro Preto atuou diretamente na articulação para viabilizar a instalação do hotel, em parceria com o Governo de Minas, o grupo hoteleiro português Vila Galé e os Salesianos, antigos administradores do terreno.
As negociações para a chegada do Vila Galé a Minas Gerais começaram em novembro de 2021. Dois anos depois, o contrato foi assinado, com Ouro Preto sendo escolhida como o local mais estratégico, graças à sua estrutura urbana, atrativos culturais e naturais, e potencial turístico. O prefeito Angelo Oswaldo destacou o esforço da administração municipal na conquista do empreendimento:
“Esse hotel mostra bem a dimensão do turismo nesta cidade que é monumento nacional e patrimônio mundial. Além da economia local e geração de empregos, a expectativa é de que o perfil do turista na cidade se diversifique.”
O resort oferece uma série de atrativos: três restaurantes (sendo um com culinária brasileira e dois com cozinha internacional), piscinas aquecidas, lago com tirolesa, spa, pista de kart, quadras poliesportivas, cinema, sala de jogos e discoteca. Um moderno centro de convenções com anfiteatro foi incluído para receber eventos sociais e corporativos.
Vinho, azeite e cavalos: turismo com identidade local
O Vila Galé Collection Ouro Preto também aposta em experiências exclusivas. A área do resort inclui cerca de 15 hectares de plantações de videiras e olivais, com a expectativa de iniciar a produção de vinhos e azeites nos próximos dois anos. Outro destaque é a criação de um centro equestre com 20 cavalos da raça Mangalarga Marchador, valorizando a cultura rural e fomentando o turismo de experiência.
A chegada do Vila Galé a Ouro Preto simboliza um novo momento para o turismo na região, conectando tradição e modernidade, com impacto direto no desenvolvimento econômico e cultural do município.