GeralItabirito

Jornal Sou Notícia destaca aumento da criminalidade em Itabirito; 72% dos internautas consideram a cidade insegura

O Jornal Sou Notícia desta sexta-feira (23) trouxe como destaque uma crescente preocupação dos moradores de Itabirito com a segurança pública. Em uma enquete realizada pelo portal, 72% dos internautas afirmaram que não se sentem seguros na cidade, evidenciando a percepção de insegurança entre a população.

O resultado da votação popular reflete o aumento de furtos registrados recentemente em Itabirito. Nesta semana, por exemplo, houve o furto de um carro na Rua Juscelino Kubitschek, no bairro de Lourdes. No mesmo bairro, na Rua Maria Bernardina, um imóvel foi invadido e teve um botijão de gás furtado.

Nos estúdios do jornal, o vereador Anderson do Sou Notícia (PL) repudiou a onda de furtos e comentou sobre o clima de insegurança vivido pelos itabiritenses. Ele também lamentou o assassinato do jovem Gabriel Braga, de 21 anos, executado a tiros nesta sexta-feira (23), no bairro Santo Antônio.

Durante a edição, também foi entrevistado Fernando Dias, especialista em segurança pública e privada, instrutor de armamento e tiro, e campeão nacional de tiro esportivo. Fernando trouxe um dado alarmante: há apenas dois policiais para cada mil habitantes, o que evidencia um déficit no efetivo de segurança pública.

Fernando também abordou o tema da posse de arma de fogo e explicou os trâmites para a regularização, como comprovação de emprego e moradia lícitos, testes psicológicos e práticos. Segundo ele, a Polícia Federal regulamenta a posse, enquanto a atividade de atirador esportivo é supervisionada pelo Exército Brasileiro.

O especialista ainda falou sobre o conceito de legítima defesa em situações de furto e roubo, destacando que a lei brasileira garante o direito à defesa quando há uso proporcional da força, especialmente em caso de invasão domiciliar. A casa própria é uma zona inviolável. Percebeu uma movimentação atípica, o cidadão pode agir e se defender.

Fernando defendeu o direito ao armamento para o “cidadão de bem” e disponibilizou seu número pessoal — (31) 98680-7137 — para quem tiver interesse em segurança pessoal, patrimonial, posse de arma ou tornar-se atirador esportivo.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo