
Em razão do cenário epidemiológico provocado pelo aumento de doenças virais respiratórias, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São José, Vila Gonçalo e Santa Efigênia terão o horário de funcionamento estendido a partir da próxima segunda-feira, 2 de junho. De segunda a sexta-feira, as unidades passarão a atender até as 22h, enquanto aos sábados, domingos e feriados o funcionamento será das 9h às 18h.
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, adotou a medida após decretar situação de emergência em saúde pública no município, conforme o Decreto nº 16.361, publicado em 19 de maio, válido por 60 dias. O decreto autoriza a aquisição rápida de bens e serviços necessários ao enfrentamento da emergência, a contratação de profissionais para reforço na rede pública de saúde e a realização de outras ações que garantam atendimento de qualidade à população.
O principal objetivo do horário ampliado é garantir maior acesso aos serviços de saúde, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente, especialmente durante o período de maior circulação de vírus como Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Covid-19.
O prefeito Elio da Mata ressaltou a importância da medida: “A ampliação do horário de funcionamento das unidades é uma resposta estratégica ao aumento da demanda e busca garantir que a população receba o atendimento necessário com segurança e qualidade”.
Para fortalecer o combate às doenças respiratórias, o município mantém a oferta gratuita da vacinação contra a gripe para pessoas a partir dos seis meses de idade. Neste sábado, 31 de maio, haverá uma ação especial de vacinação na Praça do Centenário. Para receber a vacina, os interessados devem levar documento com foto e cartão de vacina.
Além disso, a Secretaria de Saúde recomenda que pessoas com sintomas gripais ou alérgicos façam uso de máscara e evitem aglomerações, medida essencial para impedir a transmissão dos vírus na comunidade.
Com essas ações integradas, Itabirito busca proteger a saúde da população e reduzir os impactos causados pelo aumento das infecções respiratórias.