GeralItabirito

Itabirito: máscaras voltam a ser aliadas na prevenção de doenças respiratórias  

A chegada do clima frio fez aumentar o número de casos de doenças respiratórias, como a gripe. A situação fez com que o Governo de Minas Gerais decretasse emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de doenças infecciosas virais.  

Itabirito também decretou emergência e adotou medidas para acolher pessoas com sintomas respiratórios, a exemplo da adoção de atendimento em horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Gonçalo, e dos bairros Santa Efigênia e São José. 

Como forma de prevenção, o uso consciente e preventivo de máscaras faciais em ambientes fechados, com aglomeração ou em casos de sintomas gripais previne a propagação dos vírus e evita a contaminação de pessoas que não apresentam os sintomas. 

Em destaque durante a pandemia de Covid-19, a máscara é uma estratégia eficaz na prevenção de doenças respiratórias, especialmente durante os meses mais frios, quando as pessoas tendem a permanecer em locais pouco ventilados. 

“O uso preventivo da máscara é uma atitude simples, mas poderosa. Ela protege quem usa, mas principalmente quem está por perto, principalmente idosos, crianças, gestantes e imunossuprimidos, que são mais vulneráveis às complicações das infecções respiratórias”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino. 

Além do uso das máscaras, a ventilação dos ambientes e a vacinação contra gripe e Covid-19 seguem sendo medidas essenciais para reduzir a disseminação dos vírus causadores de doenças respiratórias e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo