GeralOuro Preto

Prefeito de Ouro Preto confirma interdição da Praça Tiradentes para eventos e shows de grande porte

A Praça Tiradentes, principal símbolo histórico da cidade histórica mineira de  Ouro Preto na região central de Minas , foi  interditada para a realização de eventos e shows de grande porte. A recomendação, feita pela Procuradoria-Geral da República, foi confirmada pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV)

Com a medida, os grandes shows do Festival de Inverno de Ouro Preto serão transferidos para o estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), como solução provisória.

O prefeito informou que a Prefeitura está atuando para reverter a decisão judicial. Segundo ele, foram enviados à Justiça todos os alvarás e laudos técnicos exigidos, com o objetivo de garantir a segurança e viabilidade do uso da praça.

— A Praça Tiradentes pode ser utilizada com segurança, desde que sejam seguidos os protocolos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, IPHAN e pela própria Prefeitura. É o que estamos demonstrando à Justiça — afirmou Ângelo Oswaldo.

O chefe do Executivo também destacou a importância histórica do local:
 — Desde o século XVIII, a praça é o centro simbólico da cidade. Já foi chamada de Praça de Vila Rica, Praça da Independência e Praça João Pinheiro, durante a Revolução de 1930. Hoje, é reconhecida como o coração de Ouro Preto.

A interdição da Praça Tiradentes já havia sido aplicada entre 2023 e 2024. Na ocasião, Ouro Preto perdeu eventos relevantes, como a gravação do DVD do cantor Dilsinho e parte da programação do Carnaval. A decisão judicial considerou o risco de incêndios e possíveis danos ao patrimônio histórico como motivo para proibir eventos de grande porte no local.

Todos os shows do Festival de Inverno de Ouro Preto 2025 serão realizados no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP. O estacionamento do Centro de Convenções, que oferece maior infraestrutura e controle de acesso, concentrará a programação musical do evento, previsto para ocorrer entre 5 e 30 de julho.”

Texto e Fotos: Sylvio Netto @eusylvio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo