
A forte chuva registrada na tarde deste sábado (7) em Itabirito também expôs um problema recorrente na cidade: o entupimento de bueiros. Imagens divulgadas pelo ex-prefeito e atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabirito, Orlando Caldeira, em um grupo de WhatsApp mostram a situação de bocas de lobo obstruídas, dificultando o escoamento da água.
Após a divulgação das imagens, o vereador Anderson do Sou Notícia (PL) relembrou um Projeto de Lei de sua autoria que tratava da implantação de bueiros inteligentes no município. Segundo ele, a proposta foi sancionada durante a gestão de Orlando Caldeira, mas a execução da medida ainda é um desafio.
“Quando o senhor era prefeito, eu elaborei um Projeto de Lei que o senhor sancionou e esse projeto tratava sobre os bueiros inteligentes. Na justificativa do projeto, eu coloquei que era fácil ter acesso ao bueiro para limpá-lo de forma eficiente. Eu digo que projeto bom é quando o projeto é executado. Isso ajudaria a resolver ou minimizar o sofrimento dos lojistas e moradores de áreas que geralmente são afetadas”, afirmou o vereador.
A legislação mencionada é a Lei nº 4.006, que institui a implantação das chamadas “Bocas de Lobo Inteligentes” em Itabirito. Proposta pelo vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), a norma tem como objetivo prevenir e minimizar problemas causados pelas chuvas, especialmente alagamentos recorrentes em vias públicas e áreas residenciais.
O sistema consiste na instalação de caixas coletoras confeccionadas em material termoplástico dentro dos bueiros. Essas estruturas funcionam como uma espécie de peneira, permitindo a passagem da água da chuva enquanto retêm materiais sólidos, como lixo e detritos, evitando o entupimento das galerias pluviais e favorecendo o escoamento da água.
De acordo com o vereador, a adoção da tecnologia pode ajudar a reduzir os impactos das inundações, protegendo tanto a infraestrutura urbana quanto a saúde e os bens da população. Ele também destacou que a medida pode trazer benefícios ambientais ao impedir que resíduos poluentes cheguem a rios e córregos da cidade.
“A Lei das Bocas de Lobo Inteligentes é de suma importância, considerando os benefícios em termos de prevenção de desastres, preservação do meio ambiente, economia de recursos e promoção da qualidade de vida. Visa o bem-estar e a segurança dos cidadãos de Itabirito e a sustentabilidade da cidade”, justificou o parlamentar.


















