
O forte vendaval acompanhado de chuva intensa que atingiu Itabirito na noite desta sexta-feira (10) causou danos significativos à Igreja Matriz de São Sebastião e ao Centro de Pastoral Padre Adelmo. Devido às avarias, as celebrações previstas para este fim de semana foram transferidas para outras comunidades da paróquia.
Segundo o pároco da Paróquia de São Sebastião, padre Leandro Marcos Costa, grande parte do telhado da igreja foi arrancada pela força do vento. A cruz localizada no topo da torre também foi danificada, além de diversas infiltrações registradas no interior da matriz e no Centro de Pastoral.
“Na noite de sexta-feira, Itabirito passou por um forte vendaval, muita chuva e ventos intensos. Infelizmente, aconteceram algumas avarias em nossa igreja matriz. Praticamente metade do telhado foi arrancada, houve muitas infiltrações e a cruz da torre também foi danificada. O interior ficou bastante comprometido, o que nos impede de receber os fiéis com segurança”, afirmou o padre.
De acordo com a paróquia, apesar dos danos, a estrutura da igreja não foi comprometida. No entanto, a quantidade de infiltrações, sujeira e a previsão de novas chuvas impossibilitam a realização das celebrações no local até que sejam feitos os reparos necessários.
Diante da situação, a Paróquia de São Sebastião decidiu transferir as missas programadas para este fim de semana para outras igrejas da comunidade.
Confira como ficam as celebrações:
Sábado (11)
- 17h — Igreja Santa Efigênia
- 19h — Igreja São Judas Tadeu
Domingo (12)
- 7h — Igreja São Judas Tadeu
- 7h — Igreja São José
- 10h — Igreja dos Portões
- 15h — Igreja São Gonçalo do Monte
- 17h — Igreja Santa Edwiges
- 19h — Igreja São Judas Tadeu
Ainda segundo o padre Leandro Marcos Costa, a expectativa é que os reparos sejam realizados ao longo da semana, para que a igreja volte a receber os fiéis normalmente no próximo fim de semana.
O pároco também manifestou solidariedade à população que foi afetada pelo temporal e destacou a importância de preservar a segurança das pessoas neste momento.
“Esperamos que todos tenham passado bem por esse vendaval e que, se houve prejuízos, que tenham sido apenas materiais. A vida é o mais importante. Vamos trabalhar para recuperar nossa igreja e, se Deus quiser, na próxima semana tudo estará normalizado”, afirmou.

















