Ouro Preto prepara programação especial para o mês de julho
Projeto de lei transformou 2018 no Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto.
Em 2018, Ouro Preto destaca, em sua agenda cultural, os 320 anos da chegada da bandeira chefiada por Antônio Dias, fundador da cidade. Comemora-se também os 307 anos de sua elevação à categoria de Vila, a chamada Vila Rica. Só mais tarde, com a Independência, a cidade recebeu o nome de Ouro Preto, e sustentou-se como a capital de Minas até 1897.
Outra data importante é o aniversário de 280 anos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, patrono das artes brasileiras, comemorado no mês de novembro. Tudo isso motivou a prefeitura criar um projeto de lei que transformou 2018 no Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto.
E os festejos já começaram. No domingo, 24 de junho, aconteceu uma missa solene na Capela de São João Batista. A edificação assinala o exato local da fundação de Ouro Preto. As celebrações prosseguem com a agenda comemorativa do aniversário da cidade que irá acontecer conjuntamente a programação do Festival de Inverno 2018, realizado pela UFOP, e renderá ainda homenagem aos 50 anos da Fundação de Artes de Ouro Preto, FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.