Até último dia 23 de abril 13 casos de dengue foram confirmados em Itabirito, e prefeitura da instruções para moradores evitar proliferação
Dengue, chikungunya e zika: dicas e dados da situação em Itabirito

Os números de casos de dengue em 2019, até o dia 22 de abril, foram mais de 140 mil, ultrapassando o número de casos registrados em 2017 e 2018 no estado de Minas Gerais. Cidades próximas estão com aumento de casos suspeitos, como em Belo Horizonte, com cerca de 14 mil casos prováveis, Contagem, com 6 mil casos prováveis, e Betim, com quase 4 mil casos prováveis da doença.
Em Itabirito Minas Gerais, foi notificado pela Secretária de Saúde, 29 casos de dengue e 13 deles foram confirmados. Em preocupação a prefeitura municipal de Itabirito realiza quinzenalmente um mutirão de limpeza, no qual a população retira os possíveis criadouros da dengue de suas casas; são entregues telas para caixas-d’água destampadas; e são promovidas atividades educativas com alunos e professores das Cmei’s e escolas municipais sobre dengue.
A população precisa ficar atenta, pois 80% dos criadouros estão dentro das residências – o mosquito da dengue está adaptado ao ambiente domiciliar, onde encontra alimento: o sangue do ser humano.
As doenças relacionadas ao Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) ainda ocorrem porque existem os criadouros, principalmente nas casas, então é fundamental que toda semana as pessoas verifiquem e eliminem de sua residência/local de trabalho o que pode servir de criadouro para o mosquito. Todos precisam entrar nessa batalha! Somente dessa forma diminuiremos os casos de dengue!
SITUAÇÃO DA FEBRE CHIKUNGUNYA
Em Minas Gerais, em 2019, foram registrados 1.301 casos prováveis de chikungunya até o dia 22 de abril. Em Itabirito, não tivemos casos suspeitos.
SITUAÇÃO DA ZIKA VÍRUS
Em Minas Gerais, em 2019, foram registrados 497 casos prováveis de zika até o dia 22 de abril, sendo que esse número supera o do ano de 2018. Em Itabirito, tivemos um caso notificado, que foi descartado.
COMO EVITAR TAIS DOENÇAS?
O mosquito – Aedes aegypti – causa as três doenças, precisamos combatê-lo. E a melhor forma é evitando água parada. Pelo menos uma vez por semana verifique:
* Caixa-d’água: vede totalmente a tampa para evitar a entrada e a saída do mosquito;
* Pratinhos de plantas: elimine os pratos nos vasos de plantas;
* Calhas: limpe-as evitando que as folhas e sujeiras acumulem água;
* Vasilhas de animais: esfregue com esponja as paredes de bebedouros e comedouros;
* Galões, tonéis, poços e latões: elimine-os – caso não seja possível, vede-os totalmente;
* Pneus: elimine-os – caso não seja possível, guarde-os em locais cobertos;
* Garrafas: elimine-as – caso não seja possível, guarde-as com a boca virada para baixo, em locais cobertos;
* Ralos: devem ser limpos e vedados com tela;
* Bandeja de ar condicionado e/ou de geladeira: devem ser limpas;
* Plantas que acumulam água (bambu, bananeira, bromélia, gravatá, babosa, espada de São Jorge): evite-as – caso não seja possível, coloque uma colher de café de cloro;
* Piscinas: mantenha limpas e tratadas com produtos químicos adequados;
* Vasos sanitários em desuso: devem ser tampados e verificados toda semana;
* Lonas: estique-as para que não acumulem água;
* Baldes: devem sempre estar virados com a boca para baixo;
* Fontes ornamentais: mantenha limpas e tratadas com produtos químicos adequados.