Itabirito: Programa Saúde na Escola promove integração e conscientização aos alunos do ensino municipal

O Programa Saúde na Escola (PSE) que desde 2017 proporciona aos alunos da rede municipal de ensino uma reflexão que vai muito além da teoria. Foi o caso da Escola Municipal Laura Queiroz, que finalizou no dia 3 de maio as ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Durante algumas semanas, a equipe de Saúde da Família e Vigilância em Saúde atuou em conjunto com a equipe pedagógica da escola a fim de promover ações que trabalhassem o tema em sala de aula de maneira lúdica e divertida. Para a supervisora e professora Núbia Fonseca, o PSE é uma ótima ferramenta para conscientização. “Ao invés de repassar a informação pronta, instigamos os alunos a investigar o tema construindo o conhecimento junto aos professores. Foi neste processo que as crianças chegaram à conclusão que para combater o mosquito Aedes aegypti é preciso cuidar da água, mas, também, do lixo. E assim desenvolvemos oficinas de reciclagem para que eles entendessem que podemos destinar de forma correta os materiais recicláveis que produzimos”. Nas oficinas os alunos tiveram a oportunidade de confeccionar brinquedos como bonecos e fantoches.

Muito mais que o Aedes aegypti
No encerramento da ação, as turmas apresentaram teatros, poesias, além de um desfile de moda composto por peças produzidas com materiais recicláveis. Confeccionados com papelão, sacolas, jornais, revistas, copos plásticos, tampinhas, canudinhos, CDs, retalhos de tecido, caixas de leite, entre outros, as roupas criadas pelos professores encantaram o júri durante o desfile, composto pela equipe da Saúde, bem como a graciosidade dos modelos mirins. Um dos jurados, o agente de Combate a Endemias e conselheiro de Saúde Jesus Fernandes de Deus, demonstrou sua surpresa e alegria com a iniciativa da escola. “Foi muito emocionante participar dessa ação e ver a importância com a qual o assunto foi abordado pela equipe. Nós que trabalhamos todos os dias com esse tema ficamos surpresos e muito felizes de ver o empenho de cada um. Atividades como essas ‘recarregam a bateria’ e nos faz voltar ao nosso dia a dia com muito mais leveza”.