Ouro Preto

Casarão histórico corre risco em Ouro Preto

O casarão histórico do Vira Saia em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, está correndo risco, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (27). De acordo com a reportagem, publicada no site do jornal, boa parte do telhado e das paredes da edificação desabaram após as fortes chuvas de janeiro na cidade.

A Folha de S. Paulo afirma que a casa do século XVIII, que um dia já pertenceu a Antônio Francisco Alves, conhecido como Vira Saia, encontra-se em ruínas, com paredes apresentando rachaduras e pintura descascada.

Uma moradora que reside próximo ao casarão falou com a Folha sobre a situação do imóvel. Conceição Maria de Oliveira contou que ficou com receio de que a construção pudesse desabar a qualquer momento no período chuvoso. A mulher afirma que tinha sensação de que tudo ia cair na cabeça de alguém.

Já o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) disse à Folha que o imóvel foi desapropriado pela Prefeitura de Ouro Preto no começo de janeiro, quando iniciou-se os serviços de escoramento e limpeza do local.  O projeto de restauração do casarão já está em andamento e, futuramente, vai abrigar a Casa de Cultura e Arte Popular e uma creche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×