Dia D de combate à dengue: Itabirito reforça ações contra o mosquito Aedes aegypti

O Dia D de Combate à Dengue, uma ação que envolve atividades educativas em diversas partes da cidade com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, Zika e chikungunya, foi promovido pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, na última nesta sexta-feira (08).
O dia começou com ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde foram montadas salas de espera com informações sobre o combate ao mosquito. Agentes de Endemias e servidores da Vigilância em Saúde (Visa) visitaram as unidades logo nas primeiras horas da manhã, aproveitando o momento em que os pacientes aguardavam atendimento para repassar orientações por meio de panfletos informativos e apresentações de teatro educativo.
À tarde, a mobilização se deslocou para o Complexo Turístico da Estação, com uma blitz de conscientização e distribuição de panfletos na parada obrigatória do semáforo da Praça da Estação. Durante a ação, motoristas e pedestres receberam informações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor, com ênfase na importância da limpeza de locais que acumulam água, como calhas, piscinas e pneus.
A coordenadora técnica da Vigilância Ambiental, Thais Guimarães, destacou a importância das ações conjuntas entre poder público e cidadãos para o combate ao mosquito. “Estamos em época de alerta para as doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Ele se adaptou às mudanças climáticas e precisamos estar ainda mais atentos. O esforço de cada cidadão aliado aos esforços do poder público faz a diferença no combate ao mosquito e na redução do número de casos das doenças provocadas por ele”, afirmou Thais.
Ações rotineiras de combate ao mosquito foram reforçadas, como a limpeza de calhas, caixas d’água, fontes e outros objetos que acumulam água. Além disso, a Prefeitura realiza a coleta de lixo, mutirões de limpeza e outras ações periódicas para reduzir a proliferação do Aedes aegypti na cidade.
O combate à dengue continua sendo uma prioridade, e o engajamento da população é essencial para a eficácia das estratégias de prevenção. A Prefeitura de Itabirito reforça que, com pequenos cuidados diários, todos podem contribuir para a redução do risco de doenças transmitidas pelo mosquito.
















