Geral

Itabirito tem semana dedicada ao canto coral e à música clássica

A programação do Natal Iluminado Itabirito 2025 reúne três apresentações musicais entre os dias 11 e 13 de dezembro, distribuídas entre a Casa do Papai Noel e o Cine Teatro Liz Bastos. É a continuação da programação natalina que prossegue até o dia 21 de dezembro.
O Natal Iluminado 2025 Itabirito é viabilizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio de Coca-Cola FEMSA Brasil, VALE e CDL Itabirito. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito e Secretaria de Cultura de Itabirito. Realização da Espaço Ampliar, Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.
Na quinta-feira, dia 11, às 20h, a Casa do Papai Noel recebe o Coral Novo Tom, grupo formado por mulheres de 30 a 80 anos. Com repertório dedicado à música popular brasileira, o coral apresenta um trabalho construído coletivamente e se destaca pela sonoridade e pela participação ativa nas atividades culturais da cidade.
Na sexta-feira, 12/12, às 20h, o Cine Teatro Liz Bastos sedia o Concerto dos Professores do Instituto Cultural O Berço da Orquestra, sob a regência do maestro Antônio Afonso, com participação especial da soprano Fabíola Protzner. A artista integra produções recentes do Palácio das Artes de Belo Horizonte e acumula experiência em óperas como La Bohème, A Flauta Mágica, entre outras. Reconhecida em concursos de canto, Fabíola traz ao palco sua formação em canto lírico e o trabalho desenvolvido na cena operística mineira.
O maestro declara que o concerto é uma oportunidade rara para o público de Itabirito apreciar de perto músicos experientes que, além de ensinarem diariamente as crianças e jovens do projeto, também atuam como artistas ativos e reconhecidos. “A presença de Fabíola Protzner acrescenta brilho extra à noite, prometendo momentos de grande emoção”, afirma
No sábado, 13/12, às 19h30, no Cine Teatro Liz Bastos, acontece a apresentação da Orquestra Escola de Itabirito, também sob regência do maestro Antônio Afonso. Formada por crianças e jovens, a orquestra reúne estudantes que desenvolvem suas habilidades em instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta doce. O concerto celebra o percurso formativo do grupo e compartilha com o público parte do estudo realizado ao longo do ano.
O Instituto Cultural O Berço da Orquestra atua na formação musical de crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, oferecendo oficinas de música erudita, aulas individuais e práticas de conjunto com instrumentistas profissionais. O projeto disponibiliza instrumentos em regime de empréstimo aos alunos e adota métodos que ampliam o acesso à educação musical, fortalecendo o aprendizado e a vivência artística das turmas.
Serviço:
Natal Iluminado Itabirito 2025
Seu Natal favorito é aqui em Itabirito
Programação – 11 a 13 de dezembro
11/12 – Quinta-feira
20h – Coral Novo Tom
Local: Casa do Papai Noel
12/12 – Sexta-feira
20h – Orquestra do Instituto Cultural Berço da Orquestra
Participação: soprano Fabíola Protzner
Local: Cine Teatro Liz Bastos
13/12 – Sábado
20h – Orquestra Escola de Itabirito
Local: Cine Teatro Liz Bastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo